Festival das Rosas

No primeiro fim de semana de junho, é realizado em Kazanlak, na Bulgária, o Festival das Rosas, onde pétalas são lançadas ao ar em ação de graças pela colheita. Em maio e junho os habitantes de uma das maiores áreas de cultivo de roseiras do mundo cortam os delicados botões destinados à extração de um óleo de altíssima qualidade. O processo de coleta é, tradicionalmente, tarefa das mulheres. A cidade abriga o único instituto da península balcânica especializado no cultivo de plantas para a produção de óleos essenciais. O festival atrai milhares de pessoas ao Vale das Rosas, a 200 quilômetros a leste da capital Sófia.

O óleo de rosa é amplamente utilizado em perfumes, cosméticos e indústria farmacêutica. Algumas das marcas de perfume que usam óleo de rosa como seu ingrediente essencial são Dior, Givenchy, Kenzo, Gucci e Nina Ricci, mas, sem dúvida, o mais famoso é o Chanel No.5. O óleo está até mesmo no perfume mais caro do mundo, o Imperial Majesty de Clive Christian.

O Festival das Rosas acontece desde 1903 e inclui atrações como o concurso de beleza “Rainha das Rosas”, o uso de trajes folclóricos tradicionais e o desfile com música folclórica e dança. É um festival de muitas cores e beleza!

i278866

Foto: Revista GEO

79ideas_young_girls_rose_festival

Foto: 79 Ideas

79ideas_beautiful_girls

Foto: 79 Ideas

79ideas_kazanlak_rose_festival

Foto: 79 Ideas