MINHA AVALIAÇÃO SOBRE O AR CONDICIONADO PORTÁTIL SPRINGER NOVA 12.000 Btus

Não é possível ter humor ou pressão o suficiente para viver nesse calor africano que está fazendo. Daí começam as tentativas mais absurdas de conseguir alguma dignidade climática em casa. Já tentei ventilador, climatizador, banho frio, tudo em vão…

Procurei muito antes de comprar o ar portátil Springer Nova, então decidi publicar as principais dúvidas que eu tinha, quem sabe ajudo os próximos desesperados como eu:

Ar condicionado portátil funciona?
Sim, funciona. Só não espere um resultado igual ao split convencional, onde o “ventilador” fica do lado de fora do ambiente, sem qualquer contato com o ar de seu cômodo. Mesmo assim, é possível entrar no quarto e sentir aquele gelado de um ambiente refrigerado.

Ar portátil é barulhento?
Sim, muito! A ponto de não conseguir assistir TV dentro do quarto de tão alto que é o barulho do vento, motor, ventilador, tudo. Sempre fui uma pessoa que não ligou para barulho, sou capaz de dormir em qualquer lugar, mesmo assim o ruído do ar condicionado portátil me incomoda bastante, parece que estou dormindo dentro de um pula-pula de buffet infantil.

ar-condicionado-port_til-springer-nova---02

Ar portátil precisa de instalação elétrica especial?
Nada específico, apenas certifique-se que a instalação elétrica de sua casa ou apartamento são boas o suficiente para atender o aumento de carga quando você for utilizar o aparelho. Em alguns casos onde a fiação é mais antiga, já vi pessoas precisarem instalar uma fiação extra somente para os novos equipamentos.

Minha conclusão:
Se você odiar calor como eu e seu prédio não permitir instalação de splits (opção mais barata e mais prática), compre. Mas esteja ciente que é uma solução apelativa, barulhenta e que não vai resolver 100% e que jamais vai passar despercebido no ambiente.

O modelo mais simpático, menos feio e por ter certa tradição na fabricação de ar condicionados é o Springer Nova, que custa em torno de R$1.500 fora o frete. A instalação fica assim:

ar-condicionado-springer

Update (13/02/14): Mesmo com barulho, não vivo mais sem ele!

Confira aqui o link para o Springer Nova na Americanas, local mais barato que encontrei:  http://www.americanas.com.br/produto/115883325/condicionador-de-ar-portatil-springer-nova-12000-btus?origem=ac&franq=AFL-03-101267

 

    • Walter Fumaça

      Springer Nova 12.0000

  • Melo

    Olá Walter,parabéns pela contribuição, Pretendo comprar um AC portátil e tenho uma dúvida. Como a extremidade (saída) do tubo exaustor fica exposto à chuva, é provável que a água da chuva penetre nele e atinja o motor (curto). Qual a sua opinião sobre essa possível falha de projeto

    • Walter Fumaça

      Olha, aqui em casa como tem alguns centímetros da janela até a área externa em função da largura da parede, nunca tive o problema de entrar nada. Acho que seria mais fácil entrar algum inseto do que a chuva rs (mas nunca aconteceu)

    • Melo, o equipamento todo é feito para ficar dentro do ambiente e não do lado de fora. Acredito que, se ele ficar exposto ao tempo, vai estragar o material e se tornar ineficiente.

    • Walter Fumaça

      Como ele é muito pesado, acho mais prudente você deixá-lo sempre no chão. Além do barulho que pode aumentar se ele estiver sobre uma mesa ou móvel.

  • Tiago Peres

    Tenho este spriger nova 12000 e gela muito bem.. o barulho nao me encomoda nem um pouco.. ja o consumo de energia e alto minha conta de 90 Dilmas veio 270.. outro ponto q achei interessante e q com as saídas de água fechadas ele não gera água nenhuma usei dois meses e fui drenar e não saiu nem um copo de água.. porém esqueci a tampa aberta e fui usar e pela manhã enxugue meio balde de água.. porém achei q o ar estava mais gelado.. vou passar usá-lo com a mangueira de água auxiliar..