TBS: O Futuro do Transporte Público

Screen-Shot-2013-07-11-at-9.14.04-AM

Transporte público no Brasil é o assunto mais falado, discutido e comentado dos últimos tempos, após a fracassada tentativa de aumentar o preço das passagens. A verdade é que o povo cansou das péssimas condições que se submetem diariamente para conseguir ir ao trabalho ou estudar.

Mas o que realmente deve ser feito em uma cidade como são Paulo, que chegou no limite do limite. Onde colocar tanta gente e tanto carro? Estudos e propostas definitivamente é o que não falta. Mas o que efetivamente nos tiraria do caos?

Bom, os chineses, já estão lá frente e apresentam uma solução para o problema da locomoção nas grandes cidades: o TBS, ou Land Airbus, que consiste numa estrutura que percorre “trilhos” presentes nos dois lados da rua, mas que carrega cerca de 900 passageiros em sua parte superior, deixando espaço para os carros passarem por baixo, funcionando como um túnel sobre rodas, passando por cima do trânsito.

No projeto, sua altura é de cerca de 7 metros, e integra um recuo na parte inferior que permite que carros de até 2 metros trafeguem livremente por baixo dele, além de contar com estações elevatórias e o embarque/desembarque dos passageiros será feito mediante um elevador interno. Vários sensores se responsabilizarão pela segurança tanto dos viajantes como dos outros motoristas e serão acionados em situações de perigo. Também em casos emergenciais, o veículo futurista trava o fluxo dos carros com uma cancela para que rampas se abram tanto no piso do vagão quanto nas laterais do mesmo, tendo em vista, agilizar a saída dos usuários.

O ônibus do futuro também é econômico, já que será elétrico e todos os postes do trajeto percorrido contarão com placas que captarão energia solar para que o mesmo funcione.

Seria esse o futuro do transporte público? Assista o vídeo: